sábado, 5 de setembro de 2015

Modelo Rizomático de Educação

O que é, então, o Modelo Rizomático de Educação 
(Rhizomatic Model of Education) que Cormier (op. cit.) propõe?

Imagem extraída em pesquisa Google.

Neste modelo, o currículo não é orientado por contribuições predefinidas de especialistas, mas antes construído e negociado em tempo real pelas contribuições dos envolvidos no processo de aprendizagem. Esta comunidade funciona como currículo, “spontaneously shaping, constructing, and reconstructing itself and the subject of its learning” (Cormier, 07-2008).
O que isto permite é que uma determinada comunidade elabore um modelo de educação compatível, pela sua flexibilidade, com a forma como o conhecimento se desenvolve e transforma atualmente, através da produção de um mapa de conhecimento contextual. O currículo vivo de uma comunidade ativa é um mapa sempre destacável, conectável, reversível e modificável, com múltiplas entradas e saídas.
O modelo rizomático dispensa a necessidade de uma validação externa do conhecimento, seja por um especialista, seja por um currículo construído; uma negociação distribuída do conhecimento permite a uma comunidade legitimar, ela própria, o trabalho desenvolvido:
f a given bit of information is recognized as useful to the community or proves itself able to do something, it can be counted as knowledge. The community, then, has the power to create knowledge within a given context and leave that knowledge as a new node connected to the rest of the network. (Cormier, op. cit.)
Para Cormier (op. cit.), esta é a nova realidade. Os que buscam o conhecimento em áreas de ponta cada vez mais se apercebem de que a correta avaliação de novos desenvolvimentos se atinge de forma mais efetiva através da experiência negociada e participatória numa comunidade rizomática. Os educadores podem, mediante o seu envolvimento em múltiplas comunidades em que nova informação esteja a ser testada e assimilada, começar a apreender o alvo em movimento que é o conhecimento no ambiente moderno de aprendizagem.
Veja a matéria completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário